
O que antes era um diferencial, agora é essencial para a sua campanha. Atualmente, a rede social é um das mais eficientes ferramentas de campanha. Entretanto, ela precisa ser trabalhada com cuidado.
As redes sociais alcançam cerca de 70% dos eleitores, mas o que de fato conquista o eleitor não é a presença do candidato na internet, mas sim o que o candidato faz lá. Se o candidato é inconveniente e não consegue passar confiança ao eleitor, ele pode até perder votos. Por outro lado, o compartilhamento de informações entre os usuários permite maior interação e mobilização social.
Outro benefício importante das redes sociais em uma campanha eleitoral é o espaço para o candidato se defender de críticas veiculadas na mídia e mostrar a sua versão dos fatos. Em geral, as pessoas dão mais credibilidade ao candidato que se expõe do que àquele que se esconde.
Porém, o político precisa estar atento, pois curtidas e seguidores não significam voto. Muitas vezes, os próprios concorrentes seguem determinado candidato na rede social para saber o que ele está fazendo, postando, para que o primeiro deslize, posteriormente, seja usado contra esse próprio candidato.
Durante a campanha, principalmente, o político precisa contar com profissionais qualificados para administrar suas redes sociais, para que haja um acompanhamento das métricas, o desenvolvimento, o impulsionamento de conteúdo, imagens e vídeos. Desta forma, a campanha eleitoral se torna mais efetiva, deixando o candidato mais próximo de seus potenciais eleitores.
