O que é pesquisa?

O fundamento principal da pesquisa está em coletar informações para que se tenha referenciais, ou seja, pontos principais que são identificados através desta coleta.  

A pesquisa é o primeiro passo para qualquer diagnóstico empresarial ou político para entender quais as informações que evidenciam a sua imagem (ou de sua empresa) em um público específico dentro de uma localidade, seja ela um bairro, cidade, Estado ou País. Em outras palavras, a pesquisa tem como objetivo saber o que está acontecendo, seja com o candidato no caso de uma pesquisa eleitoral ou com a empresa em uma pesquisa de mercado.  

Segundo Gil (2009, p.17), “a pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema”.  

Antes de abrir uma empresa é essencial realizar uma pesquisa para saber qual será o retorno do investimento. A pesquisa levanta informações como o tamanho do mercado, a concorrência, o público e as condições que este público tem para gastar dinheiro com a sua empresa.  A grande virtude da pesquisa de mercado é saber por que os consumidores passam em frente a sua empresa e andam mais para gastar dinheiro na concorrência.   

No mercado político, por sua vez, não é diferente! A pesquisa mostra por que o eleitor ouve determinado candidato, mas acaba votando em outro.  

A pesquisa possui duas metodologias principais: a quantitativa e a qualitativa. A abordagem quantitativa é o método que explora diferentes técnicas estatísticas para quantificar as opiniões e a abordagem qualitativa é uma pesquisa que descreve e analisa as particularidades da experiência pessoal do entrevistado.  

Deixe um comentário